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PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Creche e Pré-Escola Estação Kids, entende a criança como um ser único e social em construção, que precisa ser amado e respeitado em todas as suas dimensões, necessitando de carinho, amor, paciência, regras, normas de convivência, fortalecimento emocional, cuidados básicos de higiene, alimentação balanceada, brincadeiras, diversão, interação com outras crianças e pessoas, situações lúdicas e estímulos adequados para o desenvolvimento de suas potencialidades e aquisição de novos conhecimentos e conceitos básicos que os auxiliaram nas suas futuras aprendizagens.
Integra em suas práticas pedagógicas, os cuidados necessários para com as crianças e o uso do educar de forma lúdica para estimular o seu desenvolvimento integral, pois considera que o uso da ludicidade consegue estimular aspectos cognitivos, físicos e emocionais e que a criança passa a adquirir uma nova compreensão do mundo, obtendo novos parâmetros de relacionamento com as outras pessoas, que consegue aprender conceitos pedagógicos e normas de convivência com mais facilidade.
As práticas pedagógicas desta instituição são norteadas pela Base Nacional Curricular Comum, pelo Referencial Curricular do Estado do Paraná e pela Concepção Pedagógica Sócio Interacionista de Lev Seminovich Vygotsky.
Concepção esta, que percebe a educação como um processo amplo de socialização e interação, que não irá envolver apenas o ambiente escolar, visto que o sujeito se encontra em constante contato com o mundo. E que a escola se constitui com uma ferramenta fundamental para a formação do sujeito, desde que promova a socialização e aquisição de experiências e de saberes históricos e científicos ao indivíduo, para contribuir significativamente na estruturação cognitiva do seu pensamento, dizendo ainda que o desenvolvimento das crianças ocorre três Zonas de Desenvolvimento, a Real, a Potencial e a Proximal.
Com o intuito de formar cidadãos críticos e consciente para atuar na sociedade, esta instituição utilizará a concepção crítica de currículo e realizara atividades que coloquem a criança como sujeito ativo do processo, utilizando os saberes baseados nos conhecimentos estabelecidos pelos documentos legais que amparam a educação brasileira, de forma interdisciplinar e lúdica, pensando-os de forma que atenda às necessidades de todos os indivíduos, articulando os saberes científicos, culturais, sistematizados e históricos, com o contexto em que se encontram inseridos, para possibilitar a sua ação e reflexão frente às diferentes situações que lhes serão impostas futuramente na sociedade.
Considerando a educação como um direito universal que deve ser garantido a todos e que todos os sujeitos têm capacidade de aprender, cabendo a escola criar condições propícias para estimular o desenvolvimento e aprendizagem de cada educando considerando as suas individualidades, as crianças com necessidade especial, altas habilidades, dificuldade de aprendizagem ou com algum transtorno de desenvolvimento, tem acesso garantido na instituição, recebendo atendimento de professoras capacitadas.

 
 
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